Notícias

Dia do autismo: SORRI começa abril com semana especial

Dia do autismo: SORRI começa abril com semana especial

02 de abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), o autismo é caracterizado, sobretudo, por dificuldades na comunicação social e por comportamentos repetitivos e restritos. Atualmente, estima-se que no mundo haja 70 milhões de pessoas com autismo, sendo 2 milhões somente no Brasil.

Normalmente, os sinais do TEA já começam a aparecer antes dos três anos de idade, e vão desde dificuldades em manter contato visual, na interação social e em acatar comandos verbais, até atraso ou ausência de linguagem, alterações de comportamento sem motivo aparente, aversão ao toque, o caminhar na ponta dos pés, estereotipias e reações exageradas perante aos estímulos sensoriais, dentre outros.

Ainda se desconhece a causa exata do autismo, por isso, o quebra-cabeça é o símbolo do transtorno por representar sua complexidade. Já pela predominância maior de meninos (são 4 meninos para 1 menina), o azul também se tornou sua cor simbólica.

A SORRI-BAURU, no seu Centro Especializado em Reabilitação referência na região, possui um programa diferenciado e específico para a habilitação/reabilitação dessas pessoas com TEA, desenvolvido por equipe especializada também no diagnóstico desse transtorno. Hoje, esse programa atende 183 pessoas entre 2 a 24 anos, que recebem atendimentos nas áreas de fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional, assim como acompanhamento nas áreas de nutrição, enfermagem e neurologia infantil. Cada uma dessas crianças e adolescentes possui um plano terapêutico individualizado, elaborado de acordo com suas necessidades, composto por terapias individuais ou em grupo. As intervenções têm como base os métodos PECS, ABA, TEACCH, HANEN e estimulação sensorial.

Além dessas, a SORRI-BAURU desenvolve atividades complementares que auxiliam no processo de reabilitação, como a musicalização, natação, equoterapia e educação física. A partir dos 14 anos são trabalhados também o desenvolvimento e o interesse por parte do usuário na preparação para inserção no mercado de trabalho e/ou a continuidade no processo educacional e formação profissional.

Também são oferecidas capacitações, visitas e plantões para as equipes escolares, a fim de auxiliá-los quanto às possíveis dúvidas e oferecer estratégias práticas de como lidar com cada um no ambiente escolar. A família, como agente reabilitador, também participa das orientações e reuniões com o objetivo de estimular adequadamente as pessoas com TEA no ambiente domiciliar e social.

Com o objetivo de fazer a inclusão social das pessoas com TEA, estimular habilidades sociais e comunicativas e também em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a SORRI-BAURU, em parceria com organizações da cidade que cederam seus espaços, realizou atividades especiais na semana comemorativa.

Segunda-feira, 02 de abril, foi dia de sessão de filme no cinema do Alameda Quality Center. Terça-feira, 03, a diversão foi no espaço Parquelândia do Shopping Boulevard. E sexta-feira, 6, teve passeio no zoológico de Bauru. No decorrer da semana, foram realizadas também reuniões com os pais abordando temas pertinentes ao TEA.

Confira fotos desses momentos especiais:




Dia do autismo: SORRI começa abril com semana especial