Voltar

Nossa História

Thomas Frist, fundador da SORRI
Thomas Ferran Frist, fundador da SORRI

O início da SORRI foi bem simples. Um sábado à tarde, no mês de setembro de 1976, na sede da ACIB – Associação Comercial e Industrial de Bauru, um grupo de amigos e colaboradores reuniram-se e discutiram os dados constatados em uma pesquisa sobre as dificuldades e a falta de assistência enfrentada pelas pessoas com deficiência, especialmente as pessoas com hanseníase. Sensibilizados com a situação decidiram criar uma entidade para apoiar esta parte da população na busca por uma vida útil e digna.” (relembra Thomas Ferran Frist, idealizador da SORRI-BAURU).

Certamente Thomas, e este grupo de bauruenses fundadores da SORRI-BAURU, não imaginavam que naquele instante nascia uma instituição modelo e referência não só para o Brasil, mas para outros países, seja através de seus programas ou de seus produtos e serviços.

Nos primeiros anos, além dos atendimentos realizados em sua sede, a SORRI-BAURU também colaborava para o desenvolvimento de outras iniciativas, dentre elas:

 Desenvolvimento da Vila Santa Terezinha, um bairro cuja maioria de seus moradores tinham sequelas de hanseníase, localizado ao lado do Hospital Lauro de Souza Lima. Uma das contribuições mais importantes foi o incentivo à criação de uma Associação de Moradores, tornando-se muito ativa na solução de problemas da comunidade. Cursos de Geração de Renda também foram proporcionados pelos voluntários aos moradores do bairro.

 Incentivo à criação de várias entidades: MORHAN – Movimento pelos Direitos das Pessoas com Hanseníase, que hoje tem mais de 50 núcleos em todo o país, o Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes e a Coalização Nacional das Entidades de Pessoas Deficientes.

 Criação da SORRI-BRASIL, fundada pelo Conselho da SORRI-BAURU em 1985, com a finalidade de lançar as sementes SORRI em outras localidades do país, desde que manifestado o interesse. Sua finalidade é apoiar as organizações afiliadas (Sistema SORRI), além de zelar para que todas trabalhem sob o mesmo nome e filosofia, embora cada SORRI local tenha personalidade própria e ações diferenciadas de acordo com as necessidades e prioridades de cada região. Hoje integram o Sistema SORRI: São José dos Campos(SP), Campinas(SP), Parauapebas(PA), Sorocaba(SP), Litoral Norte(SP) e Bahia(BA).



SORRI-Bauru 2017 © Todos os direitos reservados